Os palavrões da Moda

by - abril 19, 2018


Às vezes dá por si a ouvir os entendidos em moda a falarem num dialecto que mais parece chinês? 

Não se apoquente, acontece aos melhores! Mas depois deste nosso dicionário dos palavrões de moda, prometemos que vai ficar a falar fluentemente moda. Preparada?


Pied-de-poule: O nome é francês e significa pé de galinha. Corresponde ao padrão classicamente branco e preto. O nome sugere que se uma galinha sujasse as patinhas em tinta-da-china e se dedicasse à moda criaria este padrão. Se for num tamanho maior chama-se pied-de-coq, pois em vez da galinha temos o galo (terá sido um homem a inventar estes nomes??)


Faux fur: Esta é facil, é pêlo falso. Continuamos quentinhas e super giras nesta versão mais ecológica de pêlo.






Kitten Heel: São sapatos que em vez de salto alto têm saltinho. Basicamente é o salto de um stiletto tímido que não passa dos 4,5cm. Um salto mais simpático para a nossa querida calçada.



Slippers: São sapatos fechados tipo mocassim, mas mais simples e sem costuras.






Crop top: São basicamente partes de cima com um comprimento mais curto, mostrando geralmente a barriga. Como o nome indica, cortaram um top ;)




Bomber: É um casaco com os punhos e a gola em malha canelada e aperta com fecho. Originalmente peça do vestuário masculino, uma vez que foi criado para os pilotos na altura da primeira guerra mundial. Um pormenor interessante, os punhos eram elásticos para que o vento não entrasse.




Perfecto: Nada mais é do que o casaco de couro, com fecho até cima, tem comprimento até à cintura e cinto incorporado. Foi criado nos anos 30, por uma empresa especializada em produtos resistentes para a chuva que a criou para a Harley Davidson. Temos um post inteirinho a ensina-la a usa-lo aqui




Casaco Duster: Originalmente usado por vaqueiros para proteger a sua roupa, trata-se de um casaco longo e normalmente mais fino. Óptima opção para terceira peça.




Oversize: Em tradução literária seria algo como acima do seu tamanho, mas não é mais do que optar por um estilo mais largo e sem marcar as formas, como se tivesse comprado dois números acima.

Bandeau: O famoso cai-cai, ou como dizem os nossos amigos brasileiros tomara que caia. Vem do francês e em tradução literária não é mais do que faixa.



Vestido bodycon: Se dissermos o vestido Kim Kardashian já sabe qual é de certeza. Trata-se de um vestido super justo que deixa transparecer as formas femininas. 



Midi: Refere-se ao comprimento de uma parte de baixo, que se encontra entre o tamanho mini e longo. Numa saia por exemplo está abaixo do joelho e acima do tornozelo.


Vestido Shift: Lembra-se dos livros da Anita, agora achamos que já mudou de nome, mas basicamente era o modelo favorito da nossa pequena que ia a todo o lado. Trata-se de um vestido de corte recto, desde os ombros até à bainha, normalmente não passa do joelho.



Vestido Skater: É um vestido justo no tronco e em evasê na parte de baixo. Evasê significa que é ajustada na cintura e vai alargando para baixo, diferente do godé que é mais volumosa e rodada.




Vestido Slip: Tendo como inspiração a lingerie, é um vestido de alcinhas num tecido fino como seda ou cetim.



Vestido Envelope: Criado em 1974 pela estilista Diane von Furstenberg (DVF para as amigas), um sucesso que perdura até aos dias de hoje, trata-se de um vestido de decote em V, com duas partes trespassadas unidas por uma faixa do próprio tecido. 



Bralette: Soutien sem aros, de ar mais delicado normalmente feito com renda.





Cold shoulder: Como o nome indica, trata-se de roupa recortada nos ombros, por isso os ombros frios, voilá.




Peplum: Normalmente situado entre a zona da anca e da cintura, é uma aplicação de tecido de forma a criar volume nessa área. Ideal para um tipo de corpo com formato linha. Já sabe qual é o seu formato de corpo?


Depois desta informação toda, já se vê a comentar os Óscares para um qualquer canal televisivo e a ser a policia da moda portuguesa. 

Mas já sabe, se ainda houver alguma palavra que lhe fuja o significado, nós estamos cá para vocês, expressem-se na caixa de comentários, ou venha as nossas lojas, são sempre bem-vindas :)

Por Ângela Valente

You May Also Like

0 comentários